Promoção e Educação Para a Saúde
A escola, enquanto local de aprendizagem e de socialização, constitui uma estrutura básica, oferecendo condições privilegiadas para a promoção da saúde individual e social dos seus alunos, pessoal docente e não docente, famílias e restante comunidade educativa. Deste modo, o Projeto de Educação para a Saúde visa a promoção da saúde em meio escolar, englobando a Educação Sexual. Assim, a equipa da educação para a saúde tem procurado promover nos alunos a aquisição de conhecimentos e atitudes promotoras de Saúde/Educação Sexual que os ajude a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua vida e ao seu bem-estar físico, mental e social. De acordo com as diversas linhas orientadoras, foram definidas as seguintes temáticas de atuação: Alimentação e Atividade Física; Consumo de Substâncias Psicoativas; Sexualidade; Infeções Sexualmente Transmissíveis, designadamente VIH/SIDA; Ecologia e Saúde; Prevenção Rodoviária e Violência em Meio Escolar. A escola dispõe, ainda, do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), assegurado pela enfermeira Fátima Morgado, do Centro de Saúde de Alvito, e pelo professor coordenador do projeto (professor David abreu). Sempre que necessário, outros técnicos foram chamados a intervir. Este gabinete tem como principal objetivo assegurar o atendimento anónimo, confidencial e gratuito aos alunos e outros elementos da comunidade educativa no que respeita à Saúde.

Saiba mais em: PES



"ECO-ESCOLAS"

O Eco-Escolas é um Programa Internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa(ABAE), que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável.




Auditoria Ambiental


Eco Código



Corta Mato Distrital
No dia 4 de fevereiro de 2014 disputou-se o Corta-mato distrital, em Castro Verde, tendo participado 35 alunos do Agrupamento de Escolas de Alvito. Parabéns a todos pelo comportamento exemplar.




Mega Sprinter
No dia 25 de fevereiro realizou-se o Mega Sprinter distrital. O Agrupamento de Escolas de Alvito participou pela primeira vez nesta competição. A prestação dos alunos foi muito positiva, já que conseguimos presença nas meias-finais e finais de todas as provas (Mega Salto, Mega Sprint e Mega Km). De realçar os resultados da aluna Ana Gonçalves do 5ºB e Kristina Sechkova do 9ºA que se sagraram CAMPEÃS DISTRITAIS da prova de Mega Sprint, conseguindo assim o apuramento para o campeonato nacional, que se irá realizar nos próximos dias 28 e 29 de março em Lagoa, Algarve. Os professores responsáveis pelo Desporto Escolar, Pedro Godinho e Rui Figueiredo, ficaram muito satisfeitos e orgulhosos com o feito alcançado, já que, pela primeira vez, alunos no nosso Agrupamento conseguiram um apuramento para uma prova de caráter nacional.





Badminton
No Âmbito do projeto do Desporto Escolar, iniciado este ano letivo no Agrupamento de Escolas de Alvito, os professores responsáveis do Desporto Escolar organizaram o 2º Encontro de Badminton, que contou com a presença das Escolas da cidade de Beja, num total de 52 alunos. Mais uma vez, com uma prestação brilhante, os alunos do nosso Agrupamento obtiveram vários primeiros lugares (Matilde Trindade, Diogo Conceição, Pedro Martins e Vítor Pires), além de outras boas prestações. Vários alunos irão representar o nosso Agrupamento, na fase final do campeonato distrital de Badminton, que se irá realizar no próximo dia 2 de abril, em Santiago do Cacém.





Basquetebol
No dia 26 de março de 2014 disputou-se o torneio de basquetebol 3x3, organizado pelo grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas de Alvito. Várias equipas competiram entre si, num ambiente saudável em que reinou o desportivismo.




Para finalizar, o grupo de Educação Física gostaria de agradecer à Câmara Municipal de Alvito por todo o apoio prestado às competições desportivas, na cedência dos transportes, aquisição de material desportivo e apoios de outro âmbito.



Projeto Escola Rock
No dia 4 de abril de 2014, os alunos que fazem parte do projeto "Escola Rock" fizeram a sua apresentação à comunidade escolar, através de um concerto no auditório da escola. Os alunos tocaram os temas "Chuva Dissolvente - Xutos & Pontapés" e também "Intervalo - Per7ume", numa atuação muito agradável.

Este tipo de atividades visa essencialmente criar nos alunos o gosto de fazer música, interpretando em pequeno e grande grupo, aumentar a capacidade de integração nos grupos adquirindo consciência do seu papel e do dos outros, assim como desenvolver a autonomia na sua relação com a parte mais prática da música.

Os alunos são livres para escolherem os temas a desenvolver, assim como os instrumentos que devem usar, apelando desta forma à criatividade e à capacidade de cooperação entre eles. Apesar de serem muitos os alunos inscritos neste projeto, os professores Pedro Godinho e Rui Temudo, informam que esta atividade está aberta a novas inscrições.







Clube de Teatro

O Clube de Teatro pretende despertar o interesse dos alunos para o Teatro, contribuir para a divulgação de peças de teatro junto da comunidade escolar, conhecer e interpretar textos ou músicas de diversas formas, desenvolver o gosto pela arte e pela literatura, conhecer os diferentes tipos de teatro, dotar os alunos de capacidades para a interpretação textual, corporal e para a improvisação, dotar os alunos de à vontade e autoconfiança em situações de exposição do próprio, dar a conhecer as várias áreas em que se divide o mundo do teatro, desenvolver a expressividade, a colocação de voz e a expressão motora, desenvolver a criatividade e o sentido estético e promover o trabalho em equipa, o espírito de partilha e o respeito pelas normas básicas de convivência em grupo.
Copyright © 2014 - Agrupamento de Escolas do Concelho de Alvito - Todos os Direitos Reservados