FEIRINHA            CORTA-MATO - ESCOLAR

           

Realizou-se no Agrupamento de Escolas do Concelho de Alvito no dia 8 de novembro de 2017 a primeira eliminatória das Olimpíadas da Matemática. No dia 10 de janeiro de 2018 vai realizar-se segunda eliminatória das Olimpíadas da Matemática.





Contratação de Escola





Contratação de Técnico Especializado - Psicólogo



Divulgação do resultado do processo concursal ao

Cargo de Diretor do Agrupamento

 

COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS

  

Em reunião de Conselho Geral, realizada no dia dezoito de julho de dois mil e dezassete, pelas dezoito horas, na escola sede do Agrupamento, reuniram-se os membros do Conselho Geral, sob a presidência de António João Feio Valério, para proceder à eleição do diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alvito - Quadriénio 2017/2021, nos termos do disposto no nº 1 do artigo 23º, do Decreto-Lei nº. 75/2008,de 22 de abril, com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei nº. 137/2012 de 2 de julho.

 A candidata PAULA MARIA ALVES FERRO, foi eleita Diretora do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alvito, com nove votos a favor e quatro votos em branco.

  

Alvito, 19 de julho de 2017

  

O Presidente do Conselho Geral

 António João Feio Valério



Aviso
Procedimento interno para seleção e designação
de Professor Bibliotecário - Ano Letivo 2017/2018

Despacho de Nomeação Professora Bibliotecária


3º Jornal Escolar 2016/2017
Procedimento concursal prévio à eleição do Diretor

António João Feio Valério, Presidente do Conselho Geral, informa que se encontra aberto o procedimento concursal prévio à eleição do Diretor, nos termos do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 02 de julho, tendo o respetivo aviso sido publicado em Diário da República, II série, N.º 91 de 11 de maio de 2017.

Alvito, 11 de abril de 2017

O Presidente do Conselho Geral

António João Feio Valério
.


COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

 

Mais uma vez, como já é hábito, o nosso Agrupamento comemorou o Dia Mundial da Alimentação – dia 16 de outubro, com a realização de diversas atividades alusivas ao tema da Alimentação Saudável. Assim, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES) realizaram-se, nesse dia, as seguintes atividades: ilustração dos individuais dos tabuleiros do refeitório; confeção de batidos e sumos de fruta diversificados; concurso de “Esculturas Alimentares” utilizando legumes e/ou frutas assim como a realização de uma faixa alusiva à Alimentação Saudável. As fotos seguintes mostram a criatividade e originalidade dos nossos alunos, assim como os vencedores do concurso “Esculturas Alimentares”.

O Coordenador do projeto PES: David Abreu

2º LUGAR 1º LUGAR 3ª LUGAR




Cerimónia de Entrega de Diplomas "Quadro de Valor e Excelência"


No passado dia 09 de outubro de 2015, pelas 17h30 no Centro Cultural de Alvito, realizou-se a cerimónia de Entrega de Diplomas referente ao ano escolar 2014/2015. Estes são os alunos do Agrupamento de Escolas de Alvito, Galardoados, e que  receberam o merecido prémio, em virtude dos resultados obtidos no último ano letivo.





Alguns trabalhos de alunos - Carnaval dos Artistas e Valentine´s Day


Procedimento concursal para concessão do Bar da Escola Básica n.º 1 de Alvito

Ver Caderno de encargos ( 21-01-2015 )

Oferta de Contratação de Escola - Grupo 910

Ver oferta

Publicação da Lista Ordenada ( 15-01-2015)
Publicação da Lista Final ( 20-01-2015)


Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro comemorou-se, na nossa escola, o dia mundial da alimentação, de forma a alertar e implementar nos alunos a importância e necessidade de praticar uma alimentação saudável. Decorreu assim, no período da manhã, a realização e distribuição, em parceria com a escola profissional de Alvito, de batidos de fruta. Esta atividade teve bastante adesão por parte de toda a comunidade educativa.


Mega Aula de Ginástica do Dia Mundial do Não Fumador

No dia 17 de novembro, no âmbito do PES, realizou-se também na nossa escola, em parceria com a Camara Municipal de Alvito, uma mega aula de ginástica no período da manhã, a qual teve a participação dos alunos, funcionários, docentes, salientando-se também a presença dos utentes do Centro de Dia de Vila Nova da Baronia.

 


Funcionamento do GAAF

No âmbito do PES, este período ocorreu a abertura do Gabinete de apoio ao aluno e à família (GAAF) localizado na nossa escola. Este estará em funcionamento todas as quintas feiras, das 14h30m às 16h, com a presença da enfermeira Ana Quítalo de modo a apoiar os alunos e as suas famílias.

Decorreu ainda uma pequena sensibilização acerca da saúde oral, por todos os alunos da escola, com entrega de escovas de dentes, de forma a alertar a importância da higiene oral.


Clube das ciências

O clube das Ciências arrancou com funcionamento às quartas-feiras, no período da tarde, com a realização de diversas atividades de forma a de4spertar o espirito crítico, científico e da descoberta. Neste primeiro período tivemos a presença da professora Luísa Fadista que no âmbito do projeto Eco escolas, que ensinou a reutilizar o óleo alimentar no fabrico de sabão natural.


Contratação de escola 2014-2015 ( publicado em 21-10-2014)

Publicação das Listas de Ordenação relativas à Contratação de Escola 2014/2015

Lista de ordenação grupo 290 - EMRC

Lista de ordenação do Grupo 350 - Espanhol

Lista de ordenação do Grupo 550 - TIC

Lista de ordenação do grupo 600 - Artes Visuais

Contratação de Escola 2014-2015 - Candidatos selecionados

Grupo 290 - Ana Rita Santos

Grupo 350 - Elisabete Maria Gonçalves da Silva Conceição

Grupo 550 - Alexandre António Gaspar Nunes

Grupo 600 - Angela Maria Antunes de Carvalho

 

Publicitação de Lista Classificativa ao concurso para Técnico Especializado - Psicólogo Educacional

 

Corta Mato Distrital

No dia 4 de fevereiro de 2014 disputou-se o Corta-mato distrital, em Castro Verde, tendo participado 35 alunos do Agrupamento de Escolas de Alvito. Parabéns a todos pelo comportamento exemplar. No dia 26 de março de 2014 disputou-se o torneio de basquetebol 3x3, organizado pelo grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas de Alvito. Várias equipas competiram entre si, num ambiente saudável em que reinou o desportivismo.




Coménius

O Agrupamento de Escolas de Alvito fez de 30 de março a 4 de abril 2014 a penúltima mobilidade da parceria multilateral da EB1/JI de Alvito a uma escola primária de Bradford – Inglaterra. De 1 a 6 de junho 2014 será o encerramento desta parceria multilateral numa escola de Istambul- Turquia, para participarem no Festival Europeu, com representantes de todos os países envolvidos neste projeto. Em todas as mobilidades os participantes tomam contacto com o sistema de ensino do respetivo país, fazem visitas às instalações dos estabelecimentos de ensino, tomam contacto com a realidade social e cultural onde a escola se insere. Nesta, por ser a última, cada equipa das escolas representadas têm que apresentar uma dança do folclore tradicional, do respetivo país, no espetáculo de encerramento do projeto.




Visita de Estudo a Monsaraz

No passado dia 12 de março, os alunos das turmas de 5.º Ano e da turma 7.º A realizaram uma visita de estudo aos monumentos megalíticos do concelho de Reguengos de Monsaraz, que se fez na parte matinal, e ao núcleo urbano de Monsaraz, incluindo o Museu do Fresco, a Igreja Matriz e o Castelo, que decorreu durante a tarde. Visitaram-se os seguintes monumentos megalíticos, datáveis entre os séculos VI e IV a. C.:
- A Rocha dos Namorados, junto à rotunda da saída de São Pedro do Corval. Trata-se de um afloramento natural aproveitado para rituais no período neolítico/ calcolítico, posteriormente cristianizado, como comprova a cruz esculpida, e até há pouco tempo, integrante nas crenças populares. As raparigas tentavam colocar uma pedra no topo da rocha, atirando de costas e com a mão esquerda. O número de tentativas falhadas significava o número de anos de espera até ao casamento (daí o significado da denominação desta rocha):
- Anta do Olival da Pega (entre São Pedro do Corval e Telheiro), onde se destaca a espessura da laje de cobertura. A partir deste monumento, o alto de Monsaraz fica sempre à nossa vista.
- Menir da Belhoa ou Bulhoa, entre as aldeias do Telheiro e do Outeiro. A metade de cima é uma estela-menir, encontrada em 1970, e colocada por cima de uma base de granito, de modo a se poder observar como seria o menir na sua configuração original.
- Menir do Outeiro (junto à aldeia com o mesmo nome), de 5,6 metros de altura e cerca de 8 toneladas de peso. Aponta ter uma função relacionada com o culto da fecundidade e é considerado um dos mais notáveis da Península Ibérica.
- Cromeleque do Xerez, junto ao convento da Orada, já muito próximo de Monsaraz. Falso cromeleque, pois as pedras colocada ao redor do menir terão sido colocadas no século XX; Falsa implantação, pois foi transferido para este local devido ao enchimento da albufeira da barragem de Alqueva.
Pudemos observar “ao vivo” monumentos normalmente referidos nos manuais de História. Seguimos, depois, para o interior amuralhado de Monsaraz: - O Museu do Fresco, situado nos antigos Paços da Audiência (um tribunal) é pequeno, simples e agradável, mostra peças de arqueologia, uma iluminura do Foral Manuelino de Monsaraz e, numa das paredes, um fresco do século XV com as imagens do bom e do mau juiz, apenas descoberto em 1958, pois encontrava-se emparedado. Trata-se do único exemplar de um fresco quatrocentista de tema profano em Portugal.
- A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa mostra-nos, como é normal na maior parte das igrejas portuguesas, uma sucessão de estilos artísticos. Um túmulo gótico, na primeira capela do lado da Epístola (lado direito); Estilo Chão (designação dada à variante portuguesa da arquitetura maneirista) na fachada, no corpo e nas colunas; Maneirismo no belo retábulo da capela-mor; Barroco nos retábulos de talha dourada das capelas laterais e no frontão da fachada principal; Rococó nos retábulos de tonalidade azul em duas capelas laterais…
- O Castelo, de estrutura medieval, apresenta uma alta torre de menagem, uma praça de armas e várias torres, de onde se avista uma belíssima paisagem, marcada pela albufeira da barragem de Alqueva. Igualmente de origem medieval são as muralhas, mas são também notáveis as fortificações abaluartadas construídas na sequência da Guerra da Restauração (1640-1668), para defesa do território face às investidas espanholas. Monsaraz, com o seu núcleo urbano muito bem conservado é, como nos informam os serviços de turismo local, um “Museu Aberto”!




Ana Maria Magalhães

Ana Maria Magalhães é uma das escritoras mais famosas do país devido, sobretudo, à coleção “Uma Aventura”, que escreve em conjunto com a escritora Isabel Alçada. No entanto, a sua parceria estende-se a muitos mais títulos publicados. Nas semanas anteriores à vinda da Escritora ao nosso Agrupamento, preparámos a sua visita, desde a leitura de obras suas até à elaboração e seleção de questões a colocar-lhe. Na verdade, fazíamos gosto em conhecê-la porque todos nós já lemos algum dos seus livros, ou estamos a ler algum, ou planeamos ler proximamente. No encontro, a Escritora explicou-nos coisas interessantes sobre os seus livros e falou-nos um pouco sobre a sua vida. Respondeu muito amigavelmente às nossas perguntas e às nossas dúvidas, assinou os nossos livros com carinho, com a devida dedicatória, tirou fotografias connosco, deu os parabéns aos professores e aos alunos. Apresentou-nos outros títulos de obras suas que ainda não conhecíamos e encaminhou-nos para a leitura de mais livros. Foi curioso saber de onde surgiram as personagens, as principais inspiradas em alunos seus. Mostrou- nos de onde lhe surge a imaginação e qual é a relação dos acontecimentos narrados com a realidade vivida. Como exemplo muito interessante, contou-nos a sua visita à Amazónia, de cuja experiência aproveitou para escrever o volume “Uma Aventura na Amazónia”. Disse-nos que o seu livro preferido da coleção “Uma Aventura” é “Uma Aventura nas Férias de Natal”, porque resultou das suas próprias vivências. Contou-nos que só conseguiu ser escritora depois de ter sido professora e manteve as duas atividades – o ensino e a escrita – em simultâneo, até se ter aposentado. A Autora é muito simpática e muito engraçada. Foi um momento muito agradável, uma manhã inesquecível. Tivemos oportunidade de conversar com a Escritora, que nos deixou ainda com mais vontade de ler mais livros.
Os alunos do 5.º A



Comentário à Visita da Escritóra

Passados perto de trinta anos, conheci pessoalmente uma escritora que fez parte da minha infância e adolescência, Ana Maria Magalhães, uma vez que me proporcionou muitas noites empolgantes e divertidas. “Devorava” os seus livros, sendo por vezes difícil parar de ler, pois desejava saber como terminava a história. Na altura da minha infância, ainda não existiam as novas tecnologias e, a televisão, nem pensar em tê-la no quarto, apenas na sala. Por isso, os livros eram a minha companhia antes de adormecer, onde, a ler, imaginava as personagens vivendo todas aquelas situações de suspense, mistério, sempre divertidas! Os livros “Uma Aventura”, por norma, ia requisitá- los na Biblioteca Municipal, mas também mos ofereciam como prenda de aniversário ou de Natal, os quais passaram para os meus filhos e familiares mais novos. Ler os livros de Ana Maria Magalhães enriqueceu- me como pessoa, uma vez que, involuntariamente, desenvolvi o gosto pela escrita e pela leitura. Por tudo isto, agradeço a Ana Maria Magalhães por partilhar connosco, e continuar a partilhar, o seu talento!
Assistente Operacional Maria José Fadista

Copyright © 2014 - Agrupamento de Escolas do Concelho de Alvito - Todos os Direitos Reservados